A MENINA... MUITOS LIVROS E A BIBLIOTECA



CAPÍTULO VII

Ana Maria Louzada

A menina aprendeu a ler!

Sim! Em 1971 a menina foi matriculada no grupo escolar e passou a fazer parte da turma do primeiro ano. Grupo escolar era o nome da escola primária nos anos 60 e 70.

No primeiro ano primário, ano que se alfabetizou, a menina passou a frequentar outro espaço tempo de encantamento no grupo escolar. Foi inaugurada a biblioteca da escola!

Bem... Acho que de fato era mesmo a biblioteca da menina.
Um lugar perfeito para uma menina sonhadora.
Esse era o seu espaço preferido.

Era na biblioteca que a menina aprimorava a sua leitura, e assim, lia as histórias de outras meninas e meninos... De outros autores de histórias infantis... Que na sua imaginação sonhadora, todos ainda eram crianças.

Ler na biblioteca era a prioridade da menina, que aos poucos foi contagiando a turma do primeiro ano. Os colegas ficavam curiosos com o seu envolvimento e encantamento com os livros.

Livros com histórias que se encontravam com a menina, mas que em muitas situações se restringiam às suas leituras solitárias, pois muito pouco se fazia na biblioteca em termos pedagógicos e as demais crianças preferiam outras brincadeiras.

Mas não tinha problema, a sua determinação em visitar a biblioteca não dependia das propostas pedagógicas da escola. O mais importante para a menina naquele momento era poder dar uma passada no lugar mais incrível do grupo escolar, mesmo que fosse uma vez por semana ou até mesmo quinzenalmente.

Esse era o dia mais importante... Ali, naquele espaço ela podia se encontrar com outras vozes e ampliar os seus dizeres. Vozes e dizeres silenciados, tendo em vista que numa biblioteca não era permitido conversar... E ainda, era uma época em que as vozes das crianças, principalmente das meninas, eram invisibilizadas.

Mas a menina desconhecia essas regras do tempo da ditadura severa... E assim, ia se inserindo no mundo das descobertas por meio dos dizeres que se travavam nas inúmeras páginas que folheava a cada visita que fazia à biblioteca.

Assim a menina, a biblioteca e os livros se complementavam...

Leia também os capítulos anteriores...

CAPÍTULO I

CAPÍTULO II

CAPÍTULO III

CAPÍTULO IV

CAPÍTULO V

CAPÍTULO VI

Deseja receber por e-mail as nossas publicações?
Entre em contato Clicando Aqui!


Postagens mais visitadas deste blog

Pacto Com A Felicidade de Carlos Drummond de Andrade

POESIAS NAS OBRAS DE ARTES: Crianças lendo

O Canto Dos Pássaros de Ana Maria Louzada