A MENINA... A PROFESSORA E A BRANCA DE NEVE

Branca de Neve na floresta. Ilustração de Franz Jüttner, 1910.


CAPÍTULO VIX

Ana Maria Louzada

Ler muitos livros na biblioteca da escola. Contar as histórias para os colegas... Para outras meninas e outros meninos, chamou a atenção da professora do terceiro ano. 

Sim! A menina já estava no terceiro ano!

E o mais legal, já tinha lido todos os livros de contos de fadas, fábulas e outras histórias que faziam parte do acervo da biblioteca. Histórias que encantavam as crianças da sua época de infância.

Era por causa desse encantamento que a menina frequentava a biblioteca assiduamente desde o seu primeiro ano escolar, ano que a biblioteca foi inaugurada.

Quando a professora do terceiro ano ia contar uma história, a menina sempre tinha uma opinião sobre a mesma, pois já conhecia cada página daqueles livros.

Até que um dia a professora contou uma história fascinante. O jeito que a professora contava a história intrigava a menina. 

Era a primeira vez que ela ouvia aquela história. Por isso, ouvia atentamente cada palavra e apreciava cada gesto da professora.

Mal a professora concluía a leitura da história e a menina se colocava a perguntar sobre os motivos pelas quais a Branca de Neve foi tão perseguida pela madrasta perversa.

Aquela história fascinante era o conto da Branca de Neve. Um conto repleto de ideias e diferentes personagens. Mas naquele momento seu foco era conhecer melhor a história daquela menina chamada Branca de Neve. 

Só depois, bem depois de várias leituras é que a menina se dedicou a desbravar as artimanhas da madrasta bruxa, as peculiaridades de cada anãozinho e a delicadeza do príncipe encantado.

Enquanto isso, a menina preferia dialogar com a Branca de Neve sobre as possibilidades de viver numa casinha tão pequenina no meio da floresta. Afinal ela, a menina, morava numa casa que tinha um quintal e muitas árvores ao seu redor.

Aquele quintal e a sua casa abrigava a Branca de Neve e as suas aventuras. Aventuras da Branca de Neve e da menina. Aventuras vivenciadas em cada leitura e em cada brincadeira que faziam com a história. A menina e a Branca de Neve se tornaram grandes amigas.

Quando a professora pedia para escrever um texto e dizia para escrever sobre algo que mais gostava, a menina escrevia e reescrevia sobre as descobertas que fazia com a Branca de Neve em seu quintal.

Foi por isso, que após muitas correções dos textos da menina, a professora do terceiro ano resolveu presenteá-la com um livro.

Bem, a ideia da professora era reconhecer e premiar quem mais tinha lido livros de literatura naquele ano. E como a menina batia recorde de visitas à biblioteca e também demonstrava significativo interesse pela referida história, esse foi o presente. Um livro que contava a história da Branca de Neve.


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